Música é muito importante para o desenvolvimento humano

O que dizem as pesquisas científicas 

  • Antes de uma criança conseguir processar a linguagem verbal, consegue processar música. Experiências musicais em tenra idade melhoram o raciocínio espacial-temporal e o aprendizado de conceitos matemáticos (Rauscher, 1997).
  • As experiências com música são vitais para a fala, para o desenvolvimento motor e para a integração sensorial.
  • Quando ouvem música clássica, as crianças fortalecem os circuitos cerebrais usados mais tarde para a Matemática. Ouvir música também consolida as trajetórias inerentes ao cérebro que são usadas para tarefas racionais complexas.
  • O Dr. Mark Tramo, neurocientista da Escola de Medicina de Harvard, disse que a exposição à música reforça os circuitos nervosos. Como outros circuitos formados nos primeiros anos, os circuitos formados pela música perduram por toda a vida.

Dou aula de musicalização para crianças com autismo e síndrome de asperger, e venho notado o quanto este trabalho é importante para o desenvolvimento deles, tanto na socialização, engajamento, como na melhora da linguagem, entre outras aspectos. Dou aulas individuais e sazonalmente em grupo.  Tem aulas em que os pais, avós e irmãos participam formando um grupo, e a experiência tem sido muito positiva. A família precisa dar continuidade em casa, esse envolvimento é fundamental.

Meus alunos chegam às aulas muito motivados e adoram explorar os instrumentos, experimentar os sons produzidos pelos instrumentos, pular, cantar… porque a música mexe com nossas emoções e cada canção representa um momento importante em nossas vidas.

Posted on Agosto 25, 2013, in Musicalização Infantil. Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. importante saber desses processos e toda informação é sempre bem vinda principalmente se a pessoa vive a experencia … parabéns continue divulgando …no futuro poderá nascer um livro….felicidades….

  2. oi sou mãe do Daniel 4 anos (autista), fiz um curso de musicalização e gostaria que vc me desse algumas dica como trabalhar com ele….ela já faz musicoterapia e tem evoluído bastante…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: