Brincadeira Musical: Telefone

Esse é um jogo muito legal e até simples de se aplicar na sala de aula, a gente só precisa de uma lousa e um giz, na verdade. Depois dá pra incrementar com instrumentos, aí fica por conta da criatividade do professor.
Vamos lá:
TELEFONE RÍTMICO
Objetivo: desenvolver a percepção e execução rítmica
Idade: 7 a 12 anos (a dificuldade pode aumentar conforme a idade)
O professor desenha 4 retângulos na lousa e os numera, no canto superior esquerdo. Dentro de cada retângulo ele desenha uma sequência rítmica, como o quadro abaixo:
Esta foi uma triste tentativa de reproduzir um quadro-negro com as fichas…
Pra quem já ficou desesperando pensando “Nossa, meus alunos não sabem ler as figuras musicais, o que eu faço?”… Calma que tem jeito… é só estabelecer símbolos para som curto, som longo e silêncio, como no quadro abaixo, e depois montar as fichas com esses símbolos:
Um exemplo de símbolos para as figuras musicais
Então, com as fichas montadas e desenhadas na lousa, o professor passa com as crianças o ritmo de todas elas, para certificar-se que todas entenderam e sabem reproduzir os ritmos escritos. Depois ele escreve algumas sequências contendo números de 1 a 4 em pequenos pedaços de papel e pede para que os alunos sorteiem. Pode ser 1234, 4321, 1222, 3221, etc… os alunos terão que executar as fichas conforme a ordem do “número do telefone” no papel.A execução dos ritmos pode ser com palmas, batidas na carteira ou com instrumentos pequenos como cocos e claves de rumba.

Mais desafio?

Depois que as crianças já estão com facilidade na execução dos ritmos, o professor pode tocar uma sequência e pedir para que os alunos digam a ordem das fichas do número do telefone discado pelo professor.
É uma atividade muito boa, as crianças gostam bastante e desenvolve demais a percepção rítmica da criança… quem tem aluno de instrumento (piano, violão, flauta, etc) pode aplicar esse jogo também, o aluno obtém muita melhora na leitura de partitura e na execução de seu instrumento. É uma alternativa bem lúdica e dinâmica para crianças, no lugar dos ditados rítmicos… (quem já fez ditado rítmico na escola de música, levanta a mão! hahaha… eu fiz taaantos!!!)

ATUALIZAÇÃO – TELEFONE MELÓDICO

Também dá pra fazer essa brincadeira com 3 notas musicais, para treinar a percepção melódica das crianças. Fiz com meus alunos e também deu muito certo! Sugiro que usem a pauta de uma linha com os iniciantes (apenas 3 sons). Vejam a figura:

Apenas alguns exemplos, existem mais combinações de 3 notas!
As crianças que tocam flauta podem tocar SOL LA SI… as que tocam piano podem usar o grupo de 3 teclas pretas do piano… ou dá também pra fazer grave, médio e agudo… usem a criatividade!

Posted on Janeiro 8, 2014, in atividades, Dicas para profissionais, Musicalização Infantil. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: