Brincadeira Musical: Telefone

Esse é um jogo muito legal e até simples de se aplicar na sala de aula, a gente só precisa de uma lousa e um giz, na verdade. Depois dá pra incrementar com instrumentos, aí fica por conta da criatividade do professor.
Vamos lá:
TELEFONE RÍTMICO
Objetivo: desenvolver a percepção e execução rítmica
Idade: 7 a 12 anos (a dificuldade pode aumentar conforme a idade)
O professor desenha 4 retângulos na lousa e os numera, no canto superior esquerdo. Dentro de cada retângulo ele desenha uma sequência rítmica, como o quadro abaixo:
Esta foi uma triste tentativa de reproduzir um quadro-negro com as fichas…
Pra quem já ficou desesperando pensando “Nossa, meus alunos não sabem ler as figuras musicais, o que eu faço?”… Calma que tem jeito… é só estabelecer símbolos para som curto, som longo e silêncio, como no quadro abaixo, e depois montar as fichas com esses símbolos:
Um exemplo de símbolos para as figuras musicais
Então, com as fichas montadas e desenhadas na lousa, o professor passa com as crianças o ritmo de todas elas, para certificar-se que todas entenderam e sabem reproduzir os ritmos escritos. Depois ele escreve algumas sequências contendo números de 1 a 4 em pequenos pedaços de papel e pede para que os alunos sorteiem. Pode ser 1234, 4321, 1222, 3221, etc… os alunos terão que executar as fichas conforme a ordem do “número do telefone” no papel.A execução dos ritmos pode ser com palmas, batidas na carteira ou com instrumentos pequenos como cocos e claves de rumba.

Mais desafio?

Depois que as crianças já estão com facilidade na execução dos ritmos, o professor pode tocar uma sequência e pedir para que os alunos digam a ordem das fichas do número do telefone discado pelo professor.
É uma atividade muito boa, as crianças gostam bastante e desenvolve demais a percepção rítmica da criança… quem tem aluno de instrumento (piano, violão, flauta, etc) pode aplicar esse jogo também, o aluno obtém muita melhora na leitura de partitura e na execução de seu instrumento. É uma alternativa bem lúdica e dinâmica para crianças, no lugar dos ditados rítmicos… (quem já fez ditado rítmico na escola de música, levanta a mão! hahaha… eu fiz taaantos!!!)

ATUALIZAÇÃO – TELEFONE MELÓDICO

Também dá pra fazer essa brincadeira com 3 notas musicais, para treinar a percepção melódica das crianças. Fiz com meus alunos e também deu muito certo! Sugiro que usem a pauta de uma linha com os iniciantes (apenas 3 sons). Vejam a figura:

Apenas alguns exemplos, existem mais combinações de 3 notas!
As crianças que tocam flauta podem tocar SOL LA SI… as que tocam piano podem usar o grupo de 3 teclas pretas do piano… ou dá também pra fazer grave, médio e agudo… usem a criatividade!
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s