Dicas para pais: musicalizando crianças transtornos

Escrito por:  Michele Senra

Olá, este post traz algumas dicas para mamães e papais interagirem com seus filhos através da música. As atividades podem ser aplicadas com crianças típicas também. Estimulação musical é importante para o desenvolvimento humano em geral. A música pode ajudar seus filhos de diversas formas:

DSC00717

  • Regulação emocional (lembre-se, a música  é percebida pelo tálamo, responsável pelas emoções, sensações e sentimentos)
  • Pensar e sequenciar eventos
  • Compreender e utilizar linguagem (ex: quando você canta: “palma, palma, palma, pé, pé, pé….”. você usa a ação junto com a canção, o que ajuda a criança ter uma melhor compreensão da palavra que está sendo entoada).
  • Desenvolvimento motor
  • Desenvolver a auto-estima
  • Interagir socialmente

Use música no ambiente:

  • Coloque uma música durante o jantar com sua família para ajudar o sistema digestivo do seu filho, porque o nervo auditivo termina na língua.
  • Selecione músicas para criar rotinas durante o dia, pois pode ajudar seu filho a participar de atividades voluntariamente quando ouvi-las. Por exemplo: em escolas é muito comum o uso de músicas para formar filas, lanche, etc. Músicas são mais facilmente gravadas no cérebro, e portanto muito mais fácil de decorar certas regras. Muitos cursinhos preparatórios passaram a adotar a prática de música para memorização de lições.
  • Músicas calmas e tranquilas para momentos de relaxamento podem ajudar seu filho a se regular, e ajuda no bom sono.

Música para ensinar novas habilidades

  • Você pode usar música para ensinar habilidade de sequenciamento.
  • As canções ensinam a criança a aprender as categorias de linguagem. EX: a canção “O velho Mc Donalds”. Outra dica é usar um suporte visual seja figuras dos animais, ou fantoches, ou bichinhos de vinil.

Música e movimento

  • Use músicas com movimento para ajudar seu filho a melhorar a atenção, habilidades motoras e engajamento.Ex: Serra, serra, serrador… (Folclore popular)Ex: O Poc poc da pipoca pipocando (CD Conversa de Bicho)

DSC00713

 

Até breve com mais dicas. Espero que gostem!

 

Anúncios

One thought on “Dicas para pais: musicalizando crianças transtornos

  1. Olà ,suspeitava mais os familiares falavam não isso e coisa da sua cabeça agora antoni, com 2 e 3 meses ele estar sendo acompanhado pela TO e psicóloga, gostei muito de suas dicas por favor me aceite no seu face o meu patricia costa meu email p_costa1@hotmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s