Dicas para pais: musicalizando crianças transtornos

Escrito por:  Michele Senra

Olá, este post traz algumas dicas para mamães e papais interagirem com seus filhos através da música. As atividades podem ser aplicadas com crianças típicas também. Estimulação musical é importante para o desenvolvimento humano em geral. A música pode ajudar seus filhos de diversas formas:

DSC00717

  • Regulação emocional (lembre-se, a música  é percebida pelo tálamo, responsável pelas emoções, sensações e sentimentos)
  • Pensar e sequenciar eventos
  • Compreender e utilizar linguagem (ex: quando você canta: “palma, palma, palma, pé, pé, pé….”. você usa a ação junto com a canção, o que ajuda a criança ter uma melhor compreensão da palavra que está sendo entoada).
  • Desenvolvimento motor
  • Desenvolver a auto-estima
  • Interagir socialmente

Use música no ambiente:

  • Coloque uma música durante o jantar com sua família para ajudar o sistema digestivo do seu filho, porque o nervo auditivo termina na língua.
  • Selecione músicas para criar rotinas durante o dia, pois pode ajudar seu filho a participar de atividades voluntariamente quando ouvi-las. Por exemplo: em escolas é muito comum o uso de músicas para formar filas, lanche, etc. Músicas são mais facilmente gravadas no cérebro, e portanto muito mais fácil de decorar certas regras. Muitos cursinhos preparatórios passaram a adotar a prática de música para memorização de lições.
  • Músicas calmas e tranquilas para momentos de relaxamento podem ajudar seu filho a se regular, e ajuda no bom sono.

Música para ensinar novas habilidades

  • Você pode usar música para ensinar habilidade de sequenciamento.
  • As canções ensinam a criança a aprender as categorias de linguagem. EX: a canção “O velho Mc Donalds”. Outra dica é usar um suporte visual seja figuras dos animais, ou fantoches, ou bichinhos de vinil.

Música e movimento

  • Use músicas com movimento para ajudar seu filho a melhorar a atenção, habilidades motoras e engajamento.Ex: Serra, serra, serrador… (Folclore popular)Ex: O Poc poc da pipoca pipocando (CD Conversa de Bicho)

DSC00713

 

Até breve com mais dicas. Espero que gostem!

 

Posted on Junho 15, 2014, in Dicas para os pais. Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. ana patricia vieira costa

    Olà ,suspeitava mais os familiares falavam não isso e coisa da sua cabeça agora antoni, com 2 e 3 meses ele estar sendo acompanhado pela TO e psicóloga, gostei muito de suas dicas por favor me aceite no seu face o meu patricia costa meu email p_costa1@hotmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: