Você já ouviu falar sobre ginástica para o cérebro?

Brain Gym

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“Movimento é a porta para o aprendizado.”
Paul and Gail Dennison

 

Brain Gym (Ginástica do Cérebro) é uma série de atividades divertidas, rápidas e energizantes. Estas atividades são efetivas para preparar qualquer pessoa para o aprendizado envolvendo pensamento e coordenação.

Conceitos básicos do Brain Gym

 Movimentos físicos estimulam as funções cerebrais

 Movimentos específicos do corpo estimulam aspectos particulares das funções cerebrais. Um exemplo é “Dennison Laterality Repatterning” que consegue a integração neurológica entre o sistema vestibular, movimentos de motor-grosso, movimentos do cerebelo ganglia de base e também uma ativação equiparente dos hemisférios direitos e esquerdo do neocortex. São 23 exercícios com o objetivo de ativar funções cognitivas como comunicação, compreensão e organização.

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O estresse inibe o aprendizado

Sob estresse, a atividade no sistema corpo/mente fica centrada no sistema nervoso simpatético que prepara o corpo para a reação conhecida nos EUA pelos 3 Fs -fight, flight, freeze (briga, fuga e congelamento) que são reações de medo que muitas vezes tomam forma como agressões. Como resultado deste estado de estresse fica diminuída as atividades no sistema límbico aonde a memória ocorre e no neocortex do cerebellum, onde pensamento e razão acontecem.

Bloqueios de aprendizado podem ser desfeitos com Brain Gym

Bloqueios de aprendizado podem ser gerais ou específicos a uma informação, tema ou aspectos de um tema. Nós todos temos alguns bloqueios de aprendizagem em algum grau para alguma tarefa e não usamos nossa capacidade cognitiva máxima frente a esta tarefa.

Todo aprendizado depende na habilidade de perceber o que funciona e o que não funciona no domínio de uma ação, a percepção é um mecanismo pessoal de regeneração.

 

Os movimentos do Brain Gym ativam conscientemente todo o sistema mente/corpo, estimulando a atividade do sistema nervoso de forma igual em todas as partes do cérebro diminuindo as reações de medo (3Fs). Quando o aprendizado é fácil e livre de estresse, o aluno retoma o interesse inato em aprender e é motivado para explorar e aprender mais.

O que é Cinesiologia Educacional (Educational Kinesiology – Edu-K) e Brain Gym®?

 

Especialistas em desenvolvimento sabem há mais de oitenta anos que o movimento melhora a aprendizagem. No início dos anos 70, o educador e especialista em leitura de Paul E. Dennison, Ph.D., complementou esse conhecimento implementando movimentos especiais em suas clínicas de ensino. Dr. Dennison pesquisou esses movimentos, simplificado-os, e criou técnicas para tornar estes movimentos efetivos a todos. Em colaboração com sua esposa e parceira, Gail E. Dennison, ele desenvolveu uma nova forma de compreender o processo de aprendizagem. Esse novo campo é conhecido como Cinesiologia Educacional (Edu K, como abreviação), e estes movimentos são chamados de Brain Gym ®.

Para explicar como Edu-K funciona, o Dennisons descreveram o funcionamento do cérebro humano em três dimensões: atenção, lateralidade, e centralização. A função cerebral bem sucedida exige ligações eficientes entre as vias neuronais localizadas por todo o cérebro. O estresse inibe essas conexões, enquanto os movimentos da Brain Gym ® estimulam o fluxo de informações ao longo dessas redes, restabelecendo a capacidade inata de aprender e viver com curiosidade e alegria.

A Dimensão de Lateralidade pertence ao relacionamento entre os dois lados do cérebro – em especial na linha mediana, onde os dois lados devem se integrar. Habilidades como a leitura, escrita, audição ou fala tem os fundamentos básicos na lateralidade cerebral. Eles são essenciais para o padrão de movimento de corpo inteiro, e para a capacidade de mover e pensar ao mesmo tempo.

A Dimensão de Atenção descreve a relação entre o dorso e as áreas frontais do cérebro. A atenção afeta a compreensão – a capacidade de combinar informações de contexto e em um sentido pleno pessoal e de compreender a informação nova em termos de experiência anterior. Distúrbios de atenção (DDA ou TDAH) estão relacionados com a incapacidade de se concentrar.

A Dimensão de Centralização diz respeito à ligação entre as estruturas superior e inferior do cérebro. Centrar nos permite harmonizar a emoção com o pensamento racional. O estresse pode perturbar a centralização e equilíbrio, deixando-nos tensos e “fora de giro”, quando estamos centrados, nos sentimos mais organizados e seguros de si.

Pessoas de várias nacionalidades desfrutam dos movimentos do Brain Gym ® nas salas de aula e no trabalho, como uma ferramenta para integrar o cérebro antes de aprender, de trabalhar ou de atividades esportivas, bem como durante os intervalos. Cada pessoa pode obter resultados mais específicos em consultas particulares, definindo uma meta, fazendo certos movimentos de Brain Gym ® com a finalidade de integrar o cérebro para uma atividade específica, e depois repetir a atividade para validar que a nova aprendizagem ocorreu. Os resultados destas sessões particulares são evidentes de imediato e aumentam ao longo do tempo.

Os benefícios do Brain Gym ® incluem melhorias na aprendizagem, visão, memória, expressão, movimento, tanto em jovens e adultos. Na sala de aula, os professores normalmente relatam melhora na postura, atenção, dever de casa, comportamento e desempenho acadêmico para a classe inteira.

Fonte: http://www.braingym.com/ (tradução na íntegra)

Carla Hannaford, Ph.D.afirma que nossos corpos são parte importante de todo o nosso aprendizado, e o aprendizado não está isolado no “cérebro”. Cada nervo e célula é uma rede que contribuem para a nossa inteligência e a nossa capacidade de aprendizagem.

O Brain Gym são 26 exercícios e há uma série chamada PACE que significa:

P = Positivo

 

A = Ativo

 

C = Clear (limpo)

 

E = Energético

 

Todos nós temos nosso próprio ritmo – um ritmo e tempo único para aprender. Acredita-se que atividades PACE ajuda-nos a redescobrir este ritmo.

As etapas são cumpridas em ordem inversa:

Energético: beba água.Beber água é extremamente importante depois de qualquer situação estressante. Nós costumamos transpirar durante situações tensas, por isso a desidratação causada por esses momentos pode afetar nossa concentração negativamente.

Clear (limpar):”Brain Buttons”Este exercício melhora a circulação sanguínea e “liga” o cérebro completo.Esta irrigação sanguínea ajuda a melhorar habilidades de concentração necessárias para escrever, ler, etc.

Pressione os recortes logo abaixo da clavícula à esquerda e à direita do esterno (diretamente abaixo dos olhos.) Estes são os seus botões cérebro. Massageie esta área com o dedo indicador e o polegar e coloque a outra mão na fivela do seu cinto por cerca de 2 minutos.

Ativo: “Cross Crawl”Este exercício ajuda a coordenar o cérebro esquerdo e direito exercitando a troca de informações pelos dois hemisférios cerebrais. É útil para habilidades de escrita, soletrar, ouvir, ler e compreender.

Sentado ou em pé. Coloque a mão direita cruzando o corpo até o joelho esquerdo, você levanta o joelho, e então faz a mesma coisa com a mão esquerda sobre o joelho direito, tal como se estivesse marchando, por cerca de 2 minutos.

Positivo: “Hook Ups”
Qualquer situação tensa melhorará com “Hook ups” porque acalma a mente e melhora a concentração.

Em pé ou sentado. Cruze a perna direita sobre a esquerda na altura dos tornozelos.
Leve seu pulso direito e atravesse-o sobre o pulso esquerdo e ligue os dedos para que o punho direito está no topo. Dobre os cotovelos e vire suavemente os dedos em direção ao corpo, apoiando sobre o esterno (osso do peito). Permaneça nesta posição por alguns minutos. Você estará visivelmente mais calmo após esse período.

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Abaixo, um vídeo com os exercícios PACE:

http://www.youtube.com/watch?v=_U44mPXEBdA

 

 

 

 

 

 

 

 

Posted on Dezembro 19, 2014, in Brain Gym, Neurociências and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

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