Dicas de atividades com parachute e música

Brincar com parachute é sempre proporcionar um momento de interação divertida e saudável. Além disso, promove o trabalho em equipe e cooperação, promove agilidade, coordenação, resistência, atenção compartilhada e troca de turno.

8

Benefícios:

  • Promove a cooperação
  • Fortalece a parte superior do tronco
  • Promove habilidades de percepção
  • Reforça troca de turno / atenção compartilhada
  • Desenvolve senso de ritmo
  • Promove a interação social
  • Melhora o desenvolvimento da linguagem

 

Dicas de atividades:

• Coloque um número de pufes, pequenas bolas, bexiga com feijão (para dar peso e produzir som) e guizos. Agite como se fosse uma pipoca. Você também pode colocar a criança no meio do parachute e abrir como se a pipoca tivesse estourado.

100

 

• Peça às crianças para rolar as bolas para dentro do buraco no meio do parachute.

• As crianças podem fazer pequenas, médias ou grandes movimentos para fazer vários tipos de “ondas”. Você pode incorporar a história de um navio no mar, o clima, etc. e / ou usar sua voz como uma ferramenta para enfatizar diretivas.

• Trabalhar ritmo, andamento e intensidade com o parachute.

• Levante o parachute para o alto. Chame uma criança para baixo do parachute, abaixe e depois levante.

6

12

• Use as cores do parachute e faça brincadeiras de solfejar notas musicais.

• Faça brincadeiras de faz-de-conta como: os três porquinhos, use e abuse dos elementos vocais (tonalidade, intensidade…), capturar um tubarão, etc.

• A partir de uma posição sentada, puxar o parachute para trás em um movimento de gangorra cooperativa.

• Peça às crianças que se revezem em execução no parachute como ele se deita no chão, enquanto as outras crianças fazem ondas. Veja quanto tempo as crianças podem manobrar sobre as ondas antes de cair. O comprimento de voltas pode ser determinada por canções que as crianças escolher a cantar (ou seja, todos cumprem a brincadeira na duração da canção).

ONDE VOCÊ PODE ENCONTRAR UM  PARACHUTE:

http://www.musicautista.com.br

Espero que tenham apreciado as dicas!

Abraços,

Michele Senra

Musicoterapeuta, Especialista em Educação Musical, Mestranda em Música pela UFRJ

Posted on Setembro 23, 2015, in atividades, Dicas para os pais, Dicas para profissionais, Floortime, Música e integração sensorial, Musicalização Infantil, musicoterapia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: