Como ter experiências musicais com seu filho em casa

Muitos pais me perguntam se é valido estimular música com seus filhos em casa. A resposta é muito clara: deve-se estimular sempre. Se hoje sou musicoterapeuta, e tenho habilidade para o canto, foi graças aos intensos estímulos que meus pais me ofertaram quando criança. E essa experiência na infância fez com que eu torna-se minhas interações com meu filho fossem relevantes para seu desenvolvimento, e repito isso com meu sobrinho desde que era um bebê.

Pensando nisso, deixo aqui algumas dicas que podem ser realizadas em casa. Se você não sabe tocar um instrumento, não sabe cantar, não tem problema pegue um CD da preferência de seu filho e crie experiências musicais inesquecíveis. Aqui a função principal da música é fortalecer as relações afetivas, ok?

Ensine seu filho sobre diferentes texturas. 

Leve-os na cozinha e pegue bolinhas de plástico, objetos de metal e colheres de madeira. Faça muito barulho enquanto fala sobre como cada item , e relate o que sente.

Melhore as habilidades motoras finas. 
Alguns instrumentos, como a tambor, são muito fáceis de brincar: apenas dê um bom golpe e você tirará o som. Outros, como pianos ou violão, exigem um pouco mais de conhecimento. Ajude o seu filho a aprender a isolar os dedos enquanto pressionam as teclas do piano ou movem os dedos para raspar o violão. Isso melhora a força e a coordenação da mão.

Use sua respiração. 
Soprar pode realmente ser uma habilidade muito difícil para algumas crianças aprenderem, mas é muito mais divertido quando você recebe feedback instantâneo através de uma flauta ou apito, por exemplo . Brincar com esses tipos de instrumentos pode ajudar seu filho a aprender a controlar a motricidade oral e, assim, pode ajudar a facilitar a alimentação e a fala.

Combine objetos com músicas. 
Cante a música “A dona aranha” brincando com uma grande aranha de brinquedo ou cantar “O seu Lobato tem um sítio” enquanto dá opções de bichos de pelúcia ou vinil de animais para a criança escolher e fazer o som dos animais.

Faça os movimentos das mãos juntos. 
Muitas músicas de crianças vêm com gestos, por exemplo “Meu pintinho amarelinho”, “Cabeça, ombro, Joelho e pé”. Ajude seu filho a fazer os movimentos para que eles possam aprender o que todos estão fazendo.

Torno a música em um jogo. 
A música pode ser uma ótima maneira de fazer jogo interativo com outras pessoas, mesmo que o jogo seja muito, muito simples. Você pode começar apenas por troca de turnos: você toca o tambor e seu filho bate o tambor (você estará oferecendo um modelo para seu filho imitar).

Incentive a comunicação. 

Cante músicas de rima simples com seu filho  e deixe de fora a última palavra. Tente fazer com que seu filho preencha os espaços em branco. Exemplo:

A roda do ônibus, roda ……. (deixe seu filho completar)

Caminhe ao ritmo. 
Se você está tentando ensinar o seu filho a melhorar sua marcha, escolha músicas com um bom ritmo e tente caminhar ao ritmo. As cantigas folclóricas tem opções ótimas para diversos estímulos, e tem sido regravadas sempre, como a Galinha Pintadinha, por exemplo.

Você pode trocar as letras de canções conhecidas para atingir algum objetivo de ensino. Além disso, essas trocas ensinam seu filho a flexibilizar, saindo do habitual e incentivando a criatividade.

LEMBRETE IMPORTANTE!

Apesar de todas as dicas isso não configura uma sessão de musicoterapia. A musicoterapia é uma ciência que exige uma formação acadêmica de graduação ou pós-graduação. Procure um profissional qualificado para o tratamento de seu filho. A musicoterapia utilizada por outra pessoa sem formação pode causar danos.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s